sexta-feira, 2 de maio de 2008

FRUTOS SECOS

DELICIOSOS E NUTRITIVOS, SÃO UM EXCELENTE APERITIVO OU INGREDIENTE NA CONFECÇÃO DE MUITOS PRATOS.
Constituem uma importante fonte de energia, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras polinsaturadas. No entanto, em termos calóricos, são uma autêntica bomba, pelo que a chave para um consumo saudável está na moderação. Uma tarefa difícil de levar a cabo, pois quando começamos a comê-los não é fácil parar.
Os frutos dividem-se essencialmente em duas categorias: oleaginosos e desidratados.

OLEAGINOSOS
Ricos em vários nutrientes muito benéficos para a saúde. Mas, dado o seu teor calórico, recomenda-se em consumo de cerca de 30 gramas duas a três vezes por semana.
  • NOZES São conhecidas umas 15 espécies diferentes de nogueira entre a Ásia, a Europa e a América. Maior riqueza: magnésio, cobre e zinco. Calorias/100g: 694.
  • AVELÃS A maioria dos frutos utilizados é oriunda da aveleira comum (C.avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do mar Negro. Maior riqueza: ferro, cálcio e fósforo. Calorias/100g: 687.
  • AMÊNDOAS A amendoeira é provavelmente originária das regiões quente e áridas do Oeste da Ásia. Maior riqueza: vitaminas A, B1 e C e magnésio. Calorias/100g: 629.
  • PINHÕES Dividem-se entre os dois lados do Atlântico. Maior riqueza: fósforo e potássio. Calorias/100g: 618.
  • AMENDOINS Originários da América do Sul, a sua difusão iniciou-se pela mão dos indígenas para as diversas regiões da América Latina, Central e México. No século XVIII foram introduzidos na Europa. Maior riqueza: vitamina PP, magnésio e potássio. Calorias/100g: 608.
  • PISTÁCIOS São originários da Síria (Médio Oriente). Maior riqueza: vitamina A, potássio, fósforo e cálcio. Calorias/100g: 600.
  • CAJUS Pedúnculo floral do cajueiro, planta brasileira. Maior riqueza: vitamina C e ferro. Calorias/100g: 597.

DESIDRATADOS
Contêm uma elevada concentração de minerais mas também de açúcar, o que os torna mais calóricos do que os seus homónimos frescos, embora menos do que os oleaginosos. Surgiram originalmente como forma de conservação e entre os mais correntemente utilizados encontramos:

  • PASSAS DE UVA Maior riqueza: vitaminas A e C, potássio e ferro. Calorias/100g: 289.
  • ALPERCES Maior riqueza: betacaroteno, ferro e vitamina PP. Calorias/100g: 196.
  • FIGOS Maior riqueza: cálcio, potássio e vitamina A. Calorias/100g: 241.
  • AMEIXAS Maior riqueza: vitaminas do complexo B, ferro, zinco e potássio. Calorias/100g: 159.

Comer Sushi

Há alguns anos, o sushi era uma iguaria pouco conhecida, mas em pouco tempo tornou-se num verdadeiro fenómeno gastronómico e hoje está amplamente divulgado no mundo inteiro. O suhi é uma conjugação de comida saudável e estética e os consumidores em todo o mundo apreciam o seu lado saudável e inovador. No entanto, por se tratar de um alimento crú, é essencial ter-se um grande cuidado na sua preparação e qualidade.

Do Japão para o resto do mundo, este alimento foi sendo influenciado pelos países onde passava e com isso foi adquirindo novos ingredientes, de que é exemplo o abacate. Na cozinha japonesa, a preparação e apresentação do prato são tão importantes como o seu sabor, daí que o sushi seja servido de uma forma muito elegante e atraente.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

NOUVELLE CUISINE

A nouvelle cuisine nasceu na década de 60 do século passado, em Paris, e rapidamente se alastrou e conquistou fãs pelo mundo fora. Este tipo de gastronomia surgiu como uma reacção à culinária tradicional, mais pesada e mais elaborada, e apresenta-se como saudável, refinada e elegante, caracterizando-se por menos quantidade de alimentos, pelos molhos mais leves e pelo tempo de preparação mais reduzido.

A nouvelle cuisine tem como principais preocupações a qualidade dos produtos utilizados, que devem ser frescos, leves, bem confeccionados e saudáveis, e a sua própria apresentação, que deve ser criativa e inventiva, sem deixar de ser elegante.

Um prato de nouvelle cuisine é, geralmente, muito atractivo pelas cores e pela conjugação dos ingredientes, que devem ser saboreados individualmente.

NA ROTA DAS ESPECIARIAS

Um sem fim de sabores e aromas exóticos, com propriedades medicinais à mistura.
As especiarias são usadas desde tempos imemoriais, mas foram as Descobertas, a partir do século XV, que as deram a conhecer aos europeus. Muitas delas eram tão valiosas quanto o ouro e serviam de moeda de troca. Entraram nos nossos costumes culinários de tal forma que nunca mais passámos sem elas.

AÇAFRÃO Pó de cor amarelada ou avermelhada que é extraído da planta Crocus sativus e utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica, zona de onde, aliás, é oriundo (Turquia). Entre os pratos onde mais se utiliza encontram-se os molhos.
NA SAÚDE Trata dores menstruais e problemas relacionados com a depressão e dores nevrálgicas.

CANELA A Cinnamomum zeylanicum, árvore que lhe dá origem, é originária do Sri Lanka. A canela obtém-se a partir da parte internada casca do seu tronco. Já na Antiguidade a valorizavam, sendo presenteada a reis e outros dignitários. No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses directamente do Ceilão (actual Sri Lanka), chegando um quilograma a valer dez grmas de ouro. Um grande número de doces não a dispensa, como o nosso tradicional arroz-doce.
NA SAÚDE Está indicada no tratamento da indigestão, flatulência e diarreia e ainda como descongestionante nasal.

COMINHOS O Cuminum cyminum L. é uma planta cujas sementes têm um aroma forte, levemente picante. Terá vindo do Turquistão para a Europa, sendo, no entanto, indispensável na comida indiana. Por cá usam-se nos rojões e nas morcelas e chouriços de sangue.
NA SAÚDE Trata a flatulência e as cólicas.

CRAVINHO Também conhecido por cravo-da-índia, o botão da Syzygium aromaticum, uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia, foi uma das especiarias mais valorizadas no ínicio do século XVI, em que um quilo de cravinho equivalia a sete gramas de ouro. Muito utlizado em pratos de carne.
NA SAÚDE Com propriedades anti-sépticas, o seu óleo ajuda a aliviar dores de dentes.

NOZ-MOSCADA Oriunda da Indonésia, a Myristica fragans é largamente comercializada em toda a Europa como condimento. Ideal para pratos de caça. Certos molhos, marinadas, etc. Contém substâncias narcóticas, que são no entanto inofensivas nas quantidades que usamos em culinária.
NA SAÚDE Ajuda a aliviar náuseas, flatulência e a controlar a diarreia.

PIMENTAS São muitas as variedades destas especiaria “quente” da família Capsicum ou das Piper – branca, preta, verde, vermelha, do Reino, da Jamaica, de Caiena, PAPRICA, malagueta (piri-piri)… uma das mais doces, outras mais picantes, são muito populares no nosso país e aplicam-se às mais diversas preparações culinárias. Julga-se que as pimentas surgiram na zona do México, embora tenham sido “descobertas” para a Europa por Critóvão Colombo.
NA SAÚDE Possuem propriedades analgésicas e energéticas, vasodilatadoras (melhoram a circulação) e ajudam a controlar o colesterol. Mas devem usar-se com moderação.