Constituem uma importante fonte de energia, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras polinsaturadas. No entanto, em termos calóricos, são uma autêntica bomba, pelo que a chave para um consumo saudável está na moderação. Uma tarefa difícil de levar a cabo, pois quando começamos a comê-los não é fácil parar.
Os frutos dividem-se essencialmente em duas categorias: oleaginosos e desidratados.
Os frutos dividem-se essencialmente em duas categorias: oleaginosos e desidratados.
OLEAGINOSOS
Ricos em vários nutrientes muito benéficos para a saúde. Mas, dado o seu teor calórico, recomenda-se em consumo de cerca de 30 gramas duas a três vezes por semana.
- NOZES São conhecidas umas 15 espécies diferentes de nogueira entre a Ásia, a Europa e a América. Maior riqueza: magnésio, cobre e zinco. Calorias/100g: 694.
- AVELÃS A maioria dos frutos utilizados é oriunda da aveleira comum (C.avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do mar Negro. Maior riqueza: ferro, cálcio e fósforo. Calorias/100g: 687.
- AMÊNDOAS A amendoeira é provavelmente originária das regiões quente e áridas do Oeste da Ásia. Maior riqueza: vitaminas A, B1 e C e magnésio. Calorias/100g: 629.
- PINHÕES Dividem-se entre os dois lados do Atlântico. Maior riqueza: fósforo e potássio. Calorias/100g: 618.
- AMENDOINS Originários da América do Sul, a sua difusão iniciou-se pela mão dos indígenas para as diversas regiões da América Latina, Central e México. No século XVIII foram introduzidos na Europa. Maior riqueza: vitamina PP, magnésio e potássio. Calorias/100g: 608.
- PISTÁCIOS São originários da Síria (Médio Oriente). Maior riqueza: vitamina A, potássio, fósforo e cálcio. Calorias/100g: 600.
- CAJUS Pedúnculo floral do cajueiro, planta brasileira. Maior riqueza: vitamina C e ferro. Calorias/100g: 597.
DESIDRATADOS
Contêm uma elevada concentração de minerais mas também de açúcar, o que os torna mais calóricos do que os seus homónimos frescos, embora menos do que os oleaginosos. Surgiram originalmente como forma de conservação e entre os mais correntemente utilizados encontramos:
- PASSAS DE UVA Maior riqueza: vitaminas A e C, potássio e ferro. Calorias/100g: 289.
- ALPERCES Maior riqueza: betacaroteno, ferro e vitamina PP. Calorias/100g: 196.
- FIGOS Maior riqueza: cálcio, potássio e vitamina A. Calorias/100g: 241.
- AMEIXAS Maior riqueza: vitaminas do complexo B, ferro, zinco e potássio. Calorias/100g: 159.