quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Porquê?

Muitos de vocês estar-se-ão a perguntar o porquê deste blog se chamar Paprika, a explicação é simples: trata-se de um blog sobre nutrição e daí um nome de um alimento.

Porquê Paprika?

Porque a paprica é uma especiaria consumida em todo o mundo, inventada pelos turcos e conhecida na Europa desde o século XV.

Feita a partir de sementes moídas do pimentão, a paprica tem vários sabores de acordo com o tipo doce ou picante. A paprica doce resulta do fruto da planta Capsicum annum e apresenta os mais variados tamanhos e formas e uma diversidade de cores: vermelho, amarelo e castanho. a paprica picante pode ser red pepper e black and white pepper. A primeira obtém-se do fruto da planta Capsicum frutescens e um ingrediente de caril, conservas e molho tabasco enquanto a segunda resulta de uma planta que cresce em condições tropicais.


Os diferentes sabores da paprica são devido ao óleo essencial composto por hidrocarbonetos, ácidos gordos e ésteres, além de vitamina C (contém mais vitamina C por unidade de peso que um citrino), sendo também uma excelente fonte de vitamina A, importante visto que provitamina A é deficiente em muitas dietas tropicais. Para além de conferir aos alimentos sabores característicos e fonte nutricional, a paprica revela-se também importante no que respeita à suas características medicinais: tem efeitos antinflamatórios, digestivos (estimulam saída de saliva, aumentam os movimentos peristálticos e vencem a perda de apetite) e estimulador da circulação sanguínea. O que pode explicar a sua popularidade em países quentes é o seu poder de aumentar a transpiração. Mas nem tudo são vantagens, a paprica como forte estimuladora dos sucos gástricos pode agravar úlceras gástricas.

Assim, Paprika (termo em inglês) pretende mostrar-se um blog picante, com fortes vantagens para a sua saúde e ao acompanhá-lo verá que a sua vida ganhará mais cor.

5 comentários:

Unknown disse...

Este blog encontra-se deveras interessante...nunca pensei k a paprika existisse kaunto mais tivesse caracteristicas e propriedades tao unikas!!.

Anónimo disse...

boa sorte com o blog
tema bastante interessante
tambem desconhecia a existência da paprika e as suas utilidades parece k estamos sempre a aprender!

Nádia G. disse...

Eu perguntei-me imensas vezes o porquê do nome paprika num blogue que diz respeito à nutrição!?
Desconhecia o nome paprika, mas quando comecei a ler a informação descrita por baixo do porquê, comecei a entender de onde originava o nome paprika, que alimento era e por ai fora! Logo depois, como era óbvio, associei-o mesmo à nutrição.


Este texto surpreendeu-me imenso, porque nunca pensei que o alimento paprika fosse um derivado de pimento(a), esse alimento utiliza-se muito na preparação de pratos!


O que eu aprendi com o vosso blogue!?

espero aprender muito mais*

Anónimo disse...

hmm um artigo muito bom atenxao aos termos em latim nem todas as pessoas tem apetidoes linguisticas convem por entre parentices o significado...mas nada mais a salientar muitos parabens espero k tenham sorte com o blog vou adicionar o link no meu pra ajudar a divulgação continuem a postar mais informação...

Chuckytah disse...

Lol n fazia ideia que a paprika fizesse tão bem, pena eu n gostar xD, lol. Tá mt giro o blog, boa sorte. Ponham mais curiosidades sobre alimentos ^^ axo uma ideia mt gira^^