domingo, 9 de março de 2008

Probiótico, um nome estranho mas indispensável para quem quer ter uma boa saúde!

“É todos os dias uma correria, não tenho tempo para nada!”, frases como esta são um constante na nossa vida agitada e compulsiva. Assim, sempre tão ocupados nem sempre dá-mos a devida atenção àquilo que de mais precioso possuímos: a nossa SAÚDE!

Se o século XX foi caracterizado pelo desenvolvimento de antibióticos, importantes na cura de várias doenças, no século XXI a Ciência muda a sua posição e procura desenvolver métodos de prevenção. Actualmente a prevenção e educação estão em foco, a ideia será prevenir para não ser necessário curar! As recentes pesquisas com microrganismos probióticos vêm ao encontro dessa política fortalecendo o organismo através de um intestino saudável.

O termo “probiótico” deriva do grego e significa «para a vida» a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Food and Agriculture Organization (FAO), definiu em 2001 que probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem efeitos benéficos ao hospedeiro. Para que a Ciência considere um microrganismo probiótico é necessário que ofereça segurança no consumo, pertença à flora natural humana, seja resistente aos sucos digestivos e chegue vivo e em grande quantidade ao intestino.

A flora intestinal, composta de aproximadamente 100 trilhões de bactérias, de cerca de 400 diferentes espécies, é a base da imunidade. O trato intestinal humano é um ecossistema dinâmico e integrado, composto de células epiteliais, de um sistema imune completo, de glândulas e de numerosas espécies de microrganismos que colonizam e protegem essa mucosa. As bactérias são extremamente adaptáveis e, normalmente, quando convivem em harmonia, não comprometem a função intestinal. No entanto, quando ocorre o desequilíbrio intestinal, devido à má alimentação, factores emocionais ou excesso de antibióticos, há um reflexo imediato que resulta no enfraquecimento do sistema imunitário e o organismo fica mais susceptível a contrair doenças. Os seres humanos produzem cerca de 6 mil células potencialmente cancerígenas todos os dias e o nosso sistema imune precisa estar sempre atento para identificar e eliminar esses inimigos internos.

L. Casei Imunitass…

Não, não é o nome de um super herói! É uma estirpe de bactérias que uma vez no nosso intestino ajudam a reforçar as nossas defesas naturais. Estes probióticos aderem á mucosa intestinal e multiplicam-se induzindo uma competição bacteriana que inibe bactérias intestinais patogénicas. Também fortalecem o sistema imunológico através de uma maior produção de células protectoras e aumentam uma enzima que facilita a digestão da lactose.

No entanto, é importante saber que uma vida saudável está relacionada não só com os alimentos que ingerimos mas também com o estilo de vida, hereditariedade, influência do meio ambiente e actividade física.

2 comentários:

a Cantar d' Galo disse...

e um post esclarecedor, na medida em q permite uma mais facil e melhor compreensao sobre o que é "probiotico". ajuda tb a ter uma melhor visao sobre cm actuam as nossas defesas e o que estas envolvem.

e um tema interessante e axo k foi bm terem-no exposto de uma maneira simples e sucinta, para uma melhor compreensao por parte do leitor.

Rita Pires disse...

É bem verdade!
E para potenciar a acção dos probióticos devemos consumir também os prebióticos, ou seja, os alimentos que contêm fibra solúvel. Trata-se de substâncias não digeríveis que ajudam a aumentar o número de bifidobactérias intestinais.