terça-feira, 25 de março de 2008

SaBeR CoMER

O acto de comer, para além de satisfazer necessidades biológicas e energéticas inerentes ao bom funcionamento do nosso organismo, é também fonte de prazer, de socialização e de transmissão de cultura. No entanto, não basta ter acesso a bens alimentares. É preciso “saber comer”, ou seja, saber escolher os alimentos de forma e em quantidade adequadas às necessidades diárias, ao longo das diferentes fases da vida.

Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. Por outro lado, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir uma série de problemas de saúde ligados à alimentação, como sejam a anemia, o atraso de crescimento, a malnutrição, a obesidade, ou a cárie dentária. Neste sentido, o papel da família e dos profissionais de saúde na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é, portanto, inquestionável.

Procuramos, desta forma, instruir, disponibilizando informação acerca de modos saudáveis de vida, essencialmente, no âmbito da alimentação.
A SOPA
A ingestão de sopa assume um carácter relevante nos hábitos alimentares saudáveis a qual deve constituir as refeições principais. Apresenta, por isso, inúmeras vantagens sob o ponto de vista nutricional, onde podemos destacar a digestibilidade dos ingredientes favorecida, bom estimulador do apetite, reduzido valor calórico, saciador precoce, ausência da produção de picos insulínicos, efeitos coleréticos, colagogos, contra refluxo, correctores de pH da mesma forma que assegura a biodisponibilidade nutricional, a hidratação, a inactivação de factores antinutritivos, tóxicos e alergizantes de ocorrência natural, a não formação de heteromoléculas mutagéneas, carcinogéneas, pré-agregantes, tóxicas e irritantes, entre outras.

SUGESTÃO DE CONFECÇÃO
Muitas são as formas de preparar uma sopa, aqui se encontra uma sugestão. Uma sopa de legumes e hortaliças deve constituir-se de uma base contendo, essencialmente, legumes dos quais abóbora, nabo, cenoura, courgette, alho francês, cebola, beringela, tomate, couve-flor, bróculos e entre as hortaliças pode ser seleccionado coração, espinafres, nabiças, grelos, couve galega ou feijão verde, entre outros. Pontualmente, pode ser adicionada à sopa carne ou peixe, batata, arroz, massa, leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha,…).

Assim, a sopa é essencial para assegurar o equilíbrio nutricional necessário e adequado ao bom desenvolvimento fisiológico e funcional, capaz de garantir a eficiência das actividades diárias.

Sem comentários: