quarta-feira, 30 de abril de 2008

COZINHAR A VAPOR

Quer aliar uma alimentação saudável a um método de cozinhar simples? Então opte por preparar os alimentos a vapor.
Utilizado pelos chineses desde tempos remotos, o método de cozinhar a vapor só se popularizou no Ocidente há cerca de 50 anos. Mas desde que se tornou conhecido neste lado do hemisfério que os seus adeptos não param de crescer. E existem motivos para isso, sobretudo ao nível da saúde e do bem-estar: ao preparar os alimentos a vapor, evit-se a perda de uma percentagem relevante de nutrientes, vitaminas e sais minerais.

Equipamento
A acrescentar ao facto de proporcionar uma alimentação saudável, cozinhar a vapor tem ainda a grande vantagem de ser um processo em que o grau de dificuldade é muito pequeno.
Para começar, necessita apenas de uma panela, uma peneira de alumínio ou escorredor de massa que se ajuste à panela. No caso de vir a utilizar este método com regularidade, vale a pena optar por uma panela própria para o efeito, com duas peças, pelas máquinas eléctricas ou por um wok com um cesto de bambu.

Processo Fácil
Conheça agora os passos a dar para cozinhar a vapor.
  • Corte os alimentos em pedaços do mesmo tamanho e não muito grandes, pois assim a cozedura será mais rápida e uniforme.
  • Tempere os alimentos e acondicione-os no cesto, sem os pressionar, para que o vapor possa circular.
  • Coloque entre três a cinco centímetros de água na panela (os equipamentos específicos indicam a quantidade de água necessária).
  • Recorde que a principal regra deste método é não deixar os alimentos tocarem na água durante a cozedura.
  • Depois de a água levantar a fervura, coloque o cesto na panela, ponha-lhe a tampa e reduza o lume.
  • Evite abrir a panela para não interromper a circulação de vapor.
  • Se necessário, acresecente água quente.

Sem comentários: