quarta-feira, 23 de abril de 2008

DESCUBRA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DAS INFUSÕES DE ERVAS

Com mais de cinco mil anos de história, o C é a bebida mais consumida a nível mundial, logo a seguir à água, e tem vindo a tornar-se cada vez mais popular pelas suas propriedades e benefícios para a saúde. Em todo o mundo, têm sido elaborados estudos e teses sobre a relação positiva entre o consumo de chá e a menor prevalência de algumas doenças, nomeadamente cardiovasculares.
O chá é uma bebida natural e isenta de calorias, que resulta da infusão de uma planta designada por Camellia Sinensis, da qual se obtém três tipos de chá: o PRETO, o VERDE e o OOLONG. Sendo também uma excelente fonte de flúor, o chá é igualmente rico em substâncias com propriedades antioxidantes.
Actualmente, as infusões de ervas são muito utilizadas como remédios caseiros e o facto é que algumas destas ervas foram estudadas e têm efectivamente uma acção benéfica sobre o nosso organismo. Por outro lado, as infusões ajudam também no combate às insónias e são conhecidas pelas suas propriedades calmantes, além de serem uma fonte de hidratação, porque nos ajudam a repor a água indispensável ao funcionamento do nosso organismo.
Para além das infusões de ervas mais vulgares, tais como a camomila, a lúcia-lima ou a tília, existem, hoje, muitas variedades de tisanas ou infusões e diversas regiões favoráveis ao seu cultivo, o que permitiu alargar a produção satisfazendo um número cada vez maior de apreciadores desta bebida.
Globalmente, tem-se verificado um aumento do consumo de chá, não só pelos seus benefícios comprovados cientificamente, como também pelo lote de sabores cada vez mais diversificado. Entre chá de ervas, aromatizado com frutos e especiarias, de flores ou até de sabores exóticos, são muitas as opções. O regresso do hábito de tomar chá, apresenta-se como uma alternativa mais saudável ao consumo de café, podendo ser igualmente estimulante.

DICAS DE CHÁS
Cidreira – Ajuda a combater as insónias: apresenta efeitos calmantes, digestivos, analgésicos e sudoríferos; é indicado para combater a febre, cefaleias e constipações.
Tília – Combate a artrite e o reumatismo; é eficaz no combate a cefaleias, perturbações nervosas e cólicas; facilita a digestão.
Lúcia-lima – Tem um efeito calmante; é utilizado no combate às insónias, palpitações, náuseas e indigestões.
Camomila – É digestivo e sedativo; combate as insónias, diarreia, náuseas, reumatismo, dores musculares e ciáticas.
Chá Verde – Ajuda a prevenir cáries; é anti-inflamatório e antigripal; ajuda o sistema imunológico e combate o colesterol.
Chá Preto – Neutraliza alguns efeitos prejudiciais das refeições ricas em gorduras.

Sem comentários: